Após a denúncia de uma mãe em que crianças teriam sido vacinadas contra a Covid-19 com doses da Pfizer para adultos em um assentamento localizado em Lucena, litoral norte do Estado, a Prefeitura do município divulgou neste sábado (15) uma nota em que confirma o caso e esclarece que a situação segue sendo monitorada e que a pessoa responsável pelo ato já foi afastada.
De acordo com a prefeitura, a falha foi executada por uma auxiliar que aplicou as doses sem autorização em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural do município. Equipes de saúde permanecem acompanhando as crianças que receberam as doses.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Lucena lamenta profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural.
Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento, afastamos a responsável.
A Prefeitura esclarece ainda que está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e monitorando as crianças. Já comunicamos a Secretaria Estadual de Saúde para que o Ministério de Saúde também seja informado.
Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas não apresentam quadro adverso na saúde.
A Prefeitura está orientando, novamente, as equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa a nossa população que a aplicação de vacinas infantis serão feitas, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.