• Sobre
  • Contato
06/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Saúde

Prefeitura de João Pessoa realiza ‘Dia D’ de vacinação contra dengue neste sábado

27 de março de 2024
em Destaque, João Pessoa, Saúde
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
João Pessoa inicia vacinação contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos

Com a previsão e estratégia de redistribuição das vacinas da dengue, determinado pelo Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de João Pessoa realiza, no próximo sábado (30), o ‘Dia D’ de vacinação para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A ação visa atrair e promover a prevenção desse público que ainda não procurou os serviços de saúde. Neste ‘Dia D’, os pontos móveis também estarão ofertando a vacina contra Influenza para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

“O Ministério da Saúde anunciou que no mês de abril começaria o remanejamento e redistribuição das doses que não forem aplicadas para serem enviadas e usadas nos municípios que estão em emergência por dengue. Dessa forma, sabendo também do prazo da validade dos imunizantes, estamos promovendo o ‘Dia D’ com esse chamamento e alerta para quem ainda não iniciou o esquema vacinal”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Neste sábado, a ação preventiva com vacinação será realizada nos pontos móveis que funcionam no Shopping Sul, no bairro do Bancários, com assistência das 10h às 16h; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, das 8h às 16h; e no Shopping Tambiá, das 9h às 16h.

A prevenção tem o objetivo de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença. Desde quando começou a Campanha de Vacinação contra a dengue, os profissionais de saúde da Capital já vacinaram 11.681 pessoas com a primeira dose do imunizante. A segunda dose deve ser administrada com intervalo de 90 dias entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Além da vacinação, o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti nos espaços públicos e dentro das residências são fundamentais. Um outro cuidado que continua sendo prioritário é o uso do repelente. “Temos feito um trabalho intensivo de chamamento e alerta desse público específico. Contamos com a compreensão e parceria dos pais e responsáveis para que levem essa criança ou adolescente a uma sala de vacina e inicie o esquema de proteção contra o vírus da dengue”, alertou Fernando Virgolino.

Onde se vacinar – De segunda a sexta-feira, as doses Qdenga e todos os outros imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunização estão disponíveis nas salas de vacina da rede municipal, localizados nas Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunização e policlínicas. Já os três pontos móveis (Shopping Sul, Home Center Ferreira Costa e Shopping Tambiá) funcionam de segunda a sábado, atendendo exclusivamente os grupos prioritários com a vacina contra a Influenza.

Casos em João Pessoa – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já notificou 2.787 casos de arboviroses este ano. Só no mês de janeiro, foram 574 casos notificados, enquanto em fevereiro 1.419 notificações. Até o dia 20 de março, haviam sido notificados 794 casos. Entre esses está o óbito de uma criança de 1 ano e 4 meses de idade por chikungunya.

Documentação – Para vacinação contra a dengue, basta o usuário levar a Caderneta de Vacinação e um documento oficial. Para Influenza e Covid-19, é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Veneziano diz que impasse entre Bruno e Romero parece “novela mexicana”

Próxima Matéria

Câmara Federal aprova permissão para ações emergenciais do governo contra a seca no Semiárido

Matérias Relacionadas

Bruno Cunha Lima será homenageado hoje com o título de Cidadão de João Pessoa
Política

Bruno Cunha Lima será homenageado hoje com o título de Cidadão de João Pessoa

18 de agosto de 2025
Agora só restam as suplências de João e Nabor
Política

Agora só restam as suplências de João e Nabor

14 de agosto de 2025
Polícia apura ameaça de terrorismo e crime de ódio contra autoridades
Policial

Policias deflagram operação, em Santa Rita e prendem suspeitos de homicídio com ocultação de cadáver

31 de julho de 2025
Próxima Matéria
Câmara Federal aprova permissão para ações emergenciais do governo contra a seca no Semiárido

Câmara Federal aprova permissão para ações emergenciais do governo contra a seca no Semiárido

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio