A Prefeitura de João Pessoa começou, na tarde dessa terça-feira (18), a quarta fase do Ciclo de Capacitação para Artesãos. A programação da nova etapa teve início com a oficina ‘Como expor seus produtos em salões e feiras de artesanato’, ministrada pelo designer Fábio Boca Morais. As atividades se estendem até novembro.
O ciclo é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio dos programas Eu Posso Aprender, responsável pelas capacitações; e Eu Posso Criar, voltado para o fomento da economia criativa. Todas as oficinas são oferecidas gratuitamente aos profissionais que atuam no artesanato na cidade e acontecem no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro dos Estados.
Para Fábio Morais, a peça que o artista produz é reflexo de quem ele é. “Então, nosso principal objetivo aqui é despertar no olhar dos artesãos que, conseguindo mostrar o produto da melhor maneira possível, eles conseguirão trazer clientes e ainda mostrar quem são e o que fazem”, explicou o facilitador, que também é diretor do Museu de Artesanato Paraibano.
Resultados – A artesã Elaine Eliza Salgado da Silva, que trabalha com patchwork e costura criativa, revelou que a oficina abriu a mente dela para diversas possibilidades de exposição. “Às vezes, temos disponível uma área de seis metros quadrados vazia, com apenas duas paredes e mais nada. E eu me questionava sobre como expor, o que seria melhor usar. Inclusive, estava preocupada com uma feira que participarei em dezembro e, a partir daqui, já decidi que utilizarei prateleiras, exatamente para ir direto ao campo de visão do cliente, para que ele tenha mais acesso”, disse.
Ciclo – Além da experiência produtiva promovida nesta terça-feira, o diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, comemorou, mais uma vez, o sucesso da adesão dos artesãos ao ciclo de capacitação. “Sempre quando anunciamos a programação, as inscrições estão se esgotando em poucas horas. Essas oficinas estão mostrando que a qualidade do artesanato de João Pessoa é completa, desde a capacitação, organização de feiras, locais oficiais de exposição e diversas outras iniciativas”, falou.
Programação – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início em maio passado. De lá para cá, já foram concluídas três etapas, sempre com turmas lotadas. Entre os temas abordados, estiveram oficinas sobre mídias sociais: como vender na internet; fotografia; identidade visual; posicionamento de marca; precificação e oratória.
A programação desta quarta fase continua na próxima terça-feira (25), com a capacitação ‘Como se comunicar melhor com o cliente’, ministrada pelo jornalista Alysson Bernardo. As atividades seguem em novembro: no dia 8 tem a oficina ‘Como definir o preço do seu produto’, com Dante Tomei; e no dia 22, com o designer Kléber Barros, a capacitação ‘Como fotografar o seu produto’. As vagas já estão esgotadas.