A coordenadora da Mulher em Campina Grande, Talita Lucena foi entrevistada, nesta quinta-feira, 25, na Rádio CBN, no programa diário sob o comando da jornalista Carol Santos.
O destaque da entrevista foi a Campanha Folia com Respeito que tem como foco levar conscientização, especialmente, ao público masculino, a respeito da lei de importunação sexual durante os festejos carnavalescos.
Durante a entrevista, a advogada Talita lembrou um dado importante: durante os festejos carnavalescos o tipo de assédio caracterizado por importunação sexual aumenta em até 20%, e geralmente o público alvo é o sexo feminino. Quando há aglomeração e consumo de bebida alcoólica os ânimos ficam acirrados e é comum esse tipo de abordagem. “Essa é nossa preocupação para orientar e evitar esse tipo de violência contra a mulher”, ressaltou.
As equipes estão preparadas em parceria com a Guarda Municipal para atuar em casos de abuso dessa natureza. “Iremos oferecer acolhimento, distribuir material educativo e fazer um trabalho corpo a corpo”, completou Talita. Ainda durante a entrevista, foi lembrado mais uma vez que importunação sexual é crime que resulta de 1 a 05 anos de reclusão, desde o ano de 2018.
“Condutas como os toques físicos não consentidos, piadas vexatórias com cunho sexual que constranjam a mulher, aquele famoso ‘beijo roubado’, tudo isso são condutas típicas da importunação sexual e precisam ser combatidas, já que em mais de 90% dos casos as vítimas são mulheres”, declarou Talita.
Ainda segundo a coordenadora da Mulher, a campanha traz a conscientização de que a folia precisa ser curtida com respeito, e que vale a frase do “não é não”, sem meios termos.” Durante o período carnavalesco, a equipe da Coordenadoria da Mulher estará nas ruas de Campina Grande com um trabalho efetivo. Nós estaremos atentos para prevenir e acolher esse tipo de assedio”, concluiu.