A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCETI) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), lança nesta quinta-feira (31), na Estação Cidadania e Cultura no bairro das Malvinas, a primeira Lan House Social da cidade com o objetivo de promover a inclusão digital e a inclusão social da população.
Trata-se de um espaço voltado para o usufruto de todas as possibilidades que o mundo digital oferece, proporcionando aos moradores do bairro acesso à internet e computadores, para que possam ler, se informarem, trabalharem, estudarem, dentre outras atividades. O acesso à Lan House Social será de forma gratuita.
Para a secretária, Laryssa Almeida, essa é uma importante ferramenta de inclusão digital que trará inúmeros benefícios para a população. “A SECTI tem um compromisso com a inclusão digital na nossa cidade e com o apoio de parceiros importantes, como o Ministério Público do Trabalho, temos a possibilidade de levar ferramentas digitais para os bairros e promover o letramento digital dos campinenses em todas as idades “, afirmou a secretária.
Para o assessor tecnológico da SECTI, Thiago Mannay, medidas técnicas e administrativas serão acionadas para a proteção de privacidade dos dados, dos que utilizarão o serviço. “No caso da Lan House Social os ambientes serão todos monitorados e a navegação já terá uma gestão de conteúdos primária garantindo que os alunos não acessem conteúdos inapropriados, assim como sistemas que mitigam a propagação de scripts maliciosos na rede local de dados, afirmou.
O tempo para usar a Internet na Lan House Social é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House. O horário de funcionamento será adaptado ao de funcionamento da Estação Cidadania e Cultura.
Para o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Marcos Almeida, espaços que promovam a inclusão digital são cada vez mais necessários. “Oferecer espaços como estes é, antes de tudo, garantir inclusão e cidadania digital, sobretudo a quem mais precisa. O MPT parabeniza a SECTI pela iniciativa, que tem um impacto social significativo. E isso é apenas o começo. Trata-se de uma parceria no universo de muitas que certamente ainda virão”, disse Dr. Marcos Almeida.
Para mais informações sobre o funcionamento da Lan House social, interessados poderão entrar em contato através do WhatsApp da SECTI, pelo número (83) 8831-4447.