A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Obras (Secob), recebeu, nesta quarta-feira (15), representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para discutir a requalificação da Avenida Plínio Lemos, importante obra de mobilidade urbana já anunciada pelo prefeito Bruno Cunha Lima. No encontro, o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, e o secretário de Obras, Joab Machado, apresentaram o pedido de concordância para a execução da obra, já que a avenida fica nas áreas laterais da área de domínio da Chesf na cidade.
“Esse é um dos grandes projetos já anunciados pelo prefeito Bruno que beneficiará toda a cidade, principalmente aquelas pessoas que trafegam na região dos bairros das Malvinas, Bodocongó, Serrotão e Ramadinha. Como a avenida fica na área de domínio da Chesf, estamos alinhando com a Companhia as adequações necessárias, para que a Prefeitura possa dar prosseguimento ao processo de licitação dessa importante obra”, destacou Felix Neto.
O projeto de requalificação da Avenida Plínio Lemos preserva suas características originais, mas implementa melhorias de adequação para o uso coletivo. De acordo com o projeto elaborado pela Seplan e entregue à Secob no final do mês de dezembro, a intervenção contempla acessibilidade, segurança, drenagem e mobilidade, por meio de melhorias no canteiro da avenida, com a instalação de uma faixa de servidão, ciclovia e espaço de passeio, todo em concreto, com 8 travessias e 30 trechos.
“A reunião com a Chesf foi muito importante, pois apresentamos o projeto desenvolvido para a avenida Plínio Lemos com antecedência e estamos compatibilizando de acordo com as normativas da Companhia, para que não tenhamos nenhuma descontinuidade no processo de obras, assim como para que a Chesf dê a autorização, declarando que a Prefeitura não está invadindo a área de domínio da Companhia. É mais uma etapa vencida do ponto de vista administrativo e de autorizações. O processo vai continuar andando dentro do financiamento e do processo licitatório e esperamos que em breve possamos anunciar a assinatura de contrato para início das obras”, detalhou o secretário de Obras, Joab Machado.
A previsão da Prefeitura é de que a obra, que contará com 6 km e duas vias laterais, leve em média 12 meses para ser executada após o seu início, considerando todas as fases. A avenida será constituída por duas vias de três quilômetros (3 km) cada.
A reunião desta quarta-feira (15), que aconteceu na Seplan, contou com a participação dos seguintes representantes da Chesf: Thierry Adolfo – técnico de Manutenção; Geraldo Lima – gerente de Transmissão de Campina Grande; Neylson Barreto Costa – gerente do Departamento de Operações Regionais (Natal); Herlen Lima – gerente (Recife); e Vladmir Cesarino – engenheiro de Operações.
Participaram da elaboração do projeto de requalificação da avenida Plínio Lemos, os arquitetos e urbanistas da Seplan, Tulio Duda Paz – que também é secretário executivo da pasta, Aída Pontes, Murilo Cabral, Raquel Oliveira e Bruno Barbosa; os engenheiros civis da pasta, Alexandre Araújo, Manuel Barbosa e Raimundo Carvalho; além de profissionais da Secretaria de Obras.
Sobre a Avenida Plínio Lemos
A avenida Plínio Lemos surgiu com a implantação de rede elétrica na região nos anos 40 e foi implantada nas laterais da faixa de domínio da CHESF. Com o crescimento da cidade, a importância da via se destacou na malha urbana, sendo considerada hoje uma via arterial que conecta vários bairros.
Codecom.