No próximo domingo, 28 de maio, será o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher. E a Prefeitura de Campina Grande está investindo no cuidado integral à saúde da mulher. Neste mês foram adquiridos 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, equipamentos destinados para as Unidades Básicas de Saúde da Mulher.
“Realizamos um Diagnóstico Situacional da linha de cuidado em Saúde das Mulheres e verificamos a necessidade de adquirir os equipamentos, que dão mais conforto e permitem realizar exames e consultas de forma mais eficaz, além de ofertar melhores condições de trabalho aos profissionais”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Ana Cristina Rodrigues.
Os equipamentos são usados para fazer a coleta de material citopatológico, necessários para o diagnóstico do câncer do colo do útero, que é o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde também descentralizou as consultas com ginecologistas e mastologistas para Policlínicas e Centros de Saúde mais distantes, como os dos distritos.
O investimento faz parte do pacote do Programa Saúde de Verdade, de qualificação dos serviços. Além disso, também foram adquiridos 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 30 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras e 10 fogões industriais.
O próximo domingo também será o Dia da Redução da Mortalidade Infantil e outras ações estão em curso, como o Pré-natal Psicológico e o projeto SIM Maternidade, que presta acompanhamento em tempo real durante a gestação de forma remota e presencial.