O próximo sábado, 4 de março, marca o Dia Mundial da Obesidade e a Prefeitura de Campina Grande lançou um importante serviço, dentro do programa Saúde de Verdade, voltado ao atendimento de pessoas que sofrem com este problema, considerado como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Secretaria Municipal de Saúde abriu um ambulatório de obesidade no Hospital Municipal Dr. Edgley.
O objetivo é atender pessoas com obesidade e síndrome metabólica e, nos casos necessários, os pacientes têm acesso à cirurgia bariátrica, serviço que também passou a ser disponibilizado no Hospital Dr. Edgley em dezembro de 2022. Após a avaliação da equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, nutricionista e psicólogo, o paciente é encaminhado para o procedimento cirúrgico ou acompanhado no ambulatório, caso não seja necessário passar por intervenção cirúrgica.
O ambulatório foi aberto em fevereiro e já atendeu 15 pacientes, que estão sendo acompanhados pela equipe. As consultas ocorrem todas as sextas-feiras no período da tarde e os interessados devem procurar diretamente o Hospital Municipal Dr. Edgley. O atendimento é específico para pessoas que têm diagnóstico de obesidade. Para marcar uma avaliação no ambulatório, o paciente precisa passar por uma avaliação na sua Unidade Básica de Saúde com o médico clínico e levar o encaminhamento em mãos para o hospital.
Cirurgia bariátrica – O diretor do hospital, Dr. André Vinícius, explica que há vários critérios para realizar a cirurgia, como índice de massa corporal, idade, doenças associadas, entre outros. “A obesidade e a síndrome metabólica são doenças que afetam muitas pessoas e a cirurgia bariátrica é um dos tratamentos que ajuda na qualidade de vida. Precisa ter indicação cirúrgica, passar por nutricionista, psicólogo, anestesista, outros profissionais que vão dar suporte durante o procedimento e após. É um projeto do Saúde de Verdade, estamos aqui atendendo toda a população e de portas abertas para todos os pacientes”, explicou.
Após a avaliação da endocrinologista, os pacientes são encaminhados para realização dos exames pré-operatórios no próprio Hospital Municipal Dr. Edgley. Os procedimentos acontecem no centro cirúrgico inaugurado este ano, que tem quatro salas de cirurgia novas e um centro de especialidades com mais de 30 leitos de enfermaria e observação. No local são realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pequenas cirurgias, procedimentos vasculares, cirurgias odontológicas, entre outros. Por dia são executadas até 15 operações.