A Secretaria de Assistência Social de Cabedelo (Semas) deu início, nessa sexta-feira (05), à campanha #Verão em Ação sem exploração#, edição 2024. A iniciativa é uma forma de combater e prevenir a exploração de crianças e adolescentes no município.
A campanha consiste em uma série de ações educativas e preventivas em alguns polos do município, visando combater todo tipo de exploração contra crianças e adolescentes, a exemplo do trabalho infantil e abuso sexual. O intuito é minimizar a incidência das violações de direitos contra crianças e adolescentes no âmbito da cidade.
Até o final do mês, as equipes estarão visitando as praias da cidade com faixas e panfletagem alertando para os direitos das crianças e a erradicação do trabalho infantil.
As ações – que ainda acontecem no dias 12 na Praia de Miramar, 19 em Ponta de Campina e 26 no Pôr do Sol de Jacaré – coincidem com o período de veraneio, quando aumenta o número de turistas na cidade e muitas crianças e adolescentes se deslocam para os locais de maior movimento para pedir ou vender produtos, se expondo ao risco da exploração sexual.
“O mês de janeiro coincide com o período de férias e, também, com o aumento do fluxo de visitantes em nosso município. Toda a efervescência que a cidade experimenta no período, mexe com a economia, mas, por outro lado, traz um dado constatável: o aumento da exploração da mão de obra infantil e a exposição desse segmento a outros riscos. Por isso, a secretaria mantém-se firme em sua política de gerar ações de conscientização como meio de prevenção e combate desses crimes, através de campanhas educativas e esclarecedoras, assim como divulgação dos canais de denúncia junto aos órgãos competentes”, explicou a gerente executiva da assistência social da Semas, Poliana Gragen.
A campanha enfatiza sobretudo o direito à educação das crianças e adolescentes, assim como alude às políticas de proteção integral ao segmento, previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para casos de denúncia de trabalho e/ou exploração infantil, além do Disque 100, a Prefeitura de Cabedelo mantém uma linha aberta e sigilosa através dos Conselhos Tutelares Setor 1 (83 3206-0840) e Setor 2 (83 3206-0841).
P.M.C.