A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de seis câmaras frias na rede de frios do município.
Com essa aquisição, as salas de vacina das 22 Unidades de Saúde do município e do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) estão todas equipadas com câmaras frias, garantindo maior qualidade do imunobiológico a ser disponibilizado à população.
Para essa aquisição foram investidos R$ 74 mil de recursos do PAB (Programa de Atenção Básica). Das seis câmaras adquiridas, duas são de 420 litros, que serão destinadas à Unidade de Intermares (que possui maior demanda de imunizantes) e à Rede de Frio da SES no Centro da cidade.
As outras quatro, de 280 litros, irão equipar a sala de vacina do HMMPAB e as unidades do Salinas de Ribamar, Monte Castelo e Siqueira Campos.
“É mais uma ação que demonstra que a nossa gestão tem forte compromisso com a saúde do cabedelense. E com essa aquisição, vamos conseguir atingir nosso objetivo de manter o Hospital e as 22 Unidades de Saúde munidas com o suporte de Câmaras Frias de última geração, que mantém a temperatura por até 72 horas sem energia. Estamos felizes por estar investindo na saúde e modernizando os equipamentos que também vão ampliar ainda mais a cobertura vacinal do município. Em breve anunciaremos ainda mais investimentos que farão uma grande transformação da área de Saúde de Cabedelo”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
A entrega das câmaras fará com que todas as salas de vacina do município fiquem equipadas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
“A entrega dessas câmaras representa o sentimento de responsabilidade da atual gestão, que é compromissada com a atenção básica da Saúde de Cabedelo. Cada vez mais a gente está dando qualidade aos imunobiológicos, mais garantia e qualidade e também ampliação da cobertura vacinal. Todos os tipos de vacinas que recebemos são acondicionadas pelos nossos técnicos nestas câmaras e dão suporte ao Hospital e às unidades de saúde visando o abastecimento eficiente e um atendimento mais humanizado à população”, garantiu a secretária de Saúde, Irani Soares.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Giuliana Fernandes, o acondicionamento da forma ideal dos imunobiológicos garante maior qualidade de conservação e garantia da eficácia para a população. “E ainda, para melhoria do serviço prestado, estamos capacitando nossos profissionais em sala de vacina para que tenham conhecimento de todo processo, a exemplo das bases imunobiológicas, características e tipos de vacina, armazenamento, dentre outros tópicos, para que seja prestado um serviço com maior qualidade à população”, finalizou.