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Prefeitura da capital já realizou mais de 1.500 atendimentos a pessoas em situação de rua

25 de setembro de 2022
em Destaque2, João Pessoa, Notícias
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
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Prefeitura da capital já realizou mais de 1.500 atendimentos a pessoas em situação de rua

A população em situação de rua da Capital conta com um suporte importante fornecido pela Prefeitura de João Pessoa. São os serviços especializados que ofertam apoio e proteção social, de saúde e assistencial: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes). De forma contínua ou emergencial, essas duas ações, realizadas pelas equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), já realizaram, só este ano, 1.586 atendimentos.

De acordo com os registros do Centro Pop I, desde o início do ano, foram realizados 863 atendimentos, sendo seis reinserções familiares e nove retornos à cidade de origem. No Centro Pop II, foram registrados 157 atendimentos, sendo 46 reinserções familiares e seis retornos à cidade de origem. Já o Ruartes registrou 566 abordagens sociais, resultando em duas reinserções familiares e seis retornos.

Os serviços são de responsabilidade da proteção social especial de média complexidade (Psemc) e estão disponíveis para os diferentes tipos de público. O Centro Pop I, que atende pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, disponibiliza um espaço para manutenção da higiene pessoal e de alimentação. Diariamente, são disponibilizadas 50 refeições para o café da manhã e 110 almoços.

Já o Centro Pop II funciona 24h e atende as ações do plano de combate à Covid-19, dentro de um conjunto de medidas para reduzir os riscos de contágio e garantir isolamento social as pessoas em situação de rua. O local também faz encaminhamento dos usuários a rede de serviços do município, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que contam com a parceria do Consultório de Ruas e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para encaminhamentos de saúde; Casa da Cidadania; cartórios de registro civil e outros serviços inter setoriais.

“No geral, os serviços para população em situação de rua têm a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o reordenamento de vida, emancipação e autonomia dos beneficiários. Esse trabalho é realizado na perspectiva de acesso aos bens e serviços públicos, de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e comunitário, que oportunizem a construção de novos projetos de vida”, explicou a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade de João Pessoa, Katiana Cavalcante.

Porta de entrada – O programa Ruartes é a principal porta de entrada para as pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social, atendendo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, que estão em espaços públicos e/ou grandes concentrações, utilizando desses locais como moradia, obtenção de renda ou sobrevivência. O serviço também presta assistência em casos de violações dos direitos. Esse trabalho é realizado de forma contínua, por meio de abordagens sociais, busca ativa, identificação e mapeamento de vulnerabilidade.

Informações – O Centro Pop I fica localizado na rua Treze de Maio, n° 508, no Centro. Os usuários chegam por encaminhamento de outros serviços ou por demanda espontânea, quando eles procuram o local diretamente. Os números para contato são 3214-7881 e 98650-5887. O Ruartes é localizado no mesmo endereço e disponibiliza os números 3214-3709 e 98783-4303 para contato.

Já o Centro Pop II funciona como lar temporário, onde os usuários podem ficar por até 14 dias, recebendo toda a assistência necessária. São disponibilizadas 25 vagas, sendo cinco femininas e 20 masculinas. Os usuários devem ser encaminhados pelo Ruartes ou pelo Centro Pop I. Os números para contato são 3214-1042 e 9 8800-6999.

 

 

PMJP.
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