O prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire (União Brasil), pediu desculpas após causar polêmica com uma declaração feita durante seu discurso de posse, em 1º de janeiro. Durante a cerimônia, ao reagir a um comentário do ex-senador José Agripino Maia sobre Natal estar “na rabeira” de João Pessoa, Freire afirmou que a capital paraibana voltaria a ser “curral de Natal”, gerando críticas e levando o gestor a emitir uma nota de retratação.
Após a repercussão negativa, Paulinho reconheceu que seu comentário foi infeliz, mas explicou que se tratava de uma brincadeira, frequentemente feita com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o deputado federal Mersinho Lucena, com quem mantém uma amizade de longa data. Ele destacou que não houve a intenção de causar ofensa e pediu desculpas pela interpretação equivocada.
“Enquanto cidadão natalense e prefeito de Natal, considero João Pessoa uma cidade-irmã que ao longo dos anos tem avançado no desenvolvimento que se reflete no bem-estar da população e no crescimento do turismo da capital paraibana”, pontuou o prefeito natalense.
Entenda o caso
O novo prefeito de Natal, Paulinho Freire, tomou posse em uma cerimônia realizada no Teatro Riachuelo, no dia 1º de janeiro. Em seu discurso, ele destacou seus planos de reposicionar a cidade como referência na região. No entanto, uma frase controversa chamou atenção: “Tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”, gerando reação imediata e repercussão negativa.
A fala de Freire foi uma reação às declarações do ex-senador José Agripino Maia, que havia dito que Natal estava “na rabeira” de João Pessoa. Em resposta, o prefeito enfatizou suas ambições para a cidade, afirmando: “Natal está no caminho de ser, de novo, a grande cidade do Nordeste”.
Leia a nota oficial do prefeito Paulinho Freire na íntegra:
“Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos.
A brincadeira a que me refiro, no caso, sobre a disputa saudável entre as cidades de Natal e João Pessoa que sempre fazemos, eu e meus amigos de longa data, o deputado federal Mersinho e seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Enquanto cidadão natalense e prefeito de Natal, considero João Pessoa uma cidade-irmã que ao longo dos anos tem avançado no desenvolvimento que se reflete no bem-estar da população e no crescimento do turismo da capital paraibana.”