Repercutiu nas redes sociais um vídeo no qual o prefeito do município de Conceição, Samuel Lacerda (Solidariedade), reeleito nas eleições ocorridas no último dia 6 de outubro, é flagrado supostamente comprando votos na residência de uma eleitora. As imagens, registradas por uma câmera de segurança, foram filmadas no dia 2 de outubro, poucos dias antes do pleito.
A Justiça Eleitoral recebeu uma denúncia com as imagens do vídeo que circulou nas redes sociais, acompanhada de um pedido de busca e apreensão feito por Luan Ferreira (PSB), candidato a prefeito adversário de Lacerda nas eleições.
O juiz Thiago S. Rabelo ordenou que a Polícia Civil inicie uma investigação sobre o suposto crime de compra de votos. A denúncia aponta que Maria Nilda Virgulino da Costa também estaria envolvida na prática.
Além do vídeo, fotos divulgadas na internet mostram a mesma eleitora ao lado do prefeito e de outro candidato a vereador, reforçando as alegações jurídicas apresentadas na ação.
O juiz também mencionou que, embora não tenha conseguido determinar o teor exato das imagens, era possível observar a entrega de algumas cédulas de R$ 100 à suposta proprietária da residência.
“Os documentos trazidos aos autos não são suficientes para convencer este julgador no sentido da aproximação da verdade dos fatos, sendo a prova apresentada inequívoca nesse sentido”, declarou o magistrado, negando a solicitação de busca e apreensão.