Levando ao pé da letra a expressão popular ‘Casa de ferreiro espeto de pau’, a gestão do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) e do seu vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP), ao invés de valorizar aplicativos de uma rede de faculdades brasileira já testado em vários estados que auxiliam no combate à Covid-19, procurou um outro desenvolvido em Xangai, na China, para testar um modelo que está em fase experimental com os pacientes de Campina Grande.
O grupo de ensino superior brasileiro Uninassau desenvolveu dois aplicativos que auxiliam no combate à Covid-19 e que estão ajudando a salvar vidas em meio à pandemia. O “Atende em Casa” permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos orientem pacientes à distância, por meio de videochamadas, a fim de identificar e orientar em casa possíveis casos do coronavírus. Já o “Aprenda em Todo Lugar” é voltado para profissionais de saúde e traz conteúdos técnicos e científicos relevantes para auxiliá-los. As duas plataformas estão sendo disponibilizadas gratuitamente para diversos estados do Brasil, por meio de investimento da UNINASSAU, instituição mantida pelo grupo Ser Educacional.
A iniciativa de expansão visa firmar parcerias entre a UNINASSAU, prefeituras municipais e governos estaduais para implantação das soluções em seus respectivos territórios. “Nesse momento tão difícil, não poderíamos deixar de envidar esforços para ajudar a população brasileira. Acreditamos que o “Atende em Casa” e o “Aprenda em Todo Lugar” serão fundamentais no combate à Covid-19, ajudando a população que pode receber orientação em casa, desafogando os hospitais, para atender apenas os pacientes mais graves”, relata o controlador do Ser Educacional, Janguiê Diniz. Veja detalhes: https://www.uninassau.edu.br/noticias/aplicativos-de-combate-covid-19-oferecem-acompanhamento-e-informacoes-para-profissionais-de
Em quanto isso, a gestão Romero Rodrigues preferiu optar por um modelo experimental idealizado pelo engenheiro Rafael Dutra, que está morando em Xangai, na China. O release da PMCG confirma que Campina Grande vai ser escolhida como cidade para testar o projeto, que pretende disponibilizar atendimento médico on-line para pessoas com sintomas de Covid-19. Campina será a cobaia de um teste que, se der certo, aí, sim, será levado a outras cidades do Brasil. Confira detalhes: https://campinagrande.pb.gov.br/covid-19-campina-grande-vai-participar-de-projeto-de-telemedicina-desenvolvido-na-china/
Enquanto cidades e estados de todo o Brasil estão usando um modelo que já foi desenvolvido, testado, deu certo, apresenta resultados e é disponibilizado gratuitamente, Campina vai ceder sua rede de saúde, seus profissionais e seus pacientes para um teste experimental que, se der certo, será adotado. Cadê a cidade da inovação?