O prefeito do município de Cajazeiras, José Aldemir (PP), anunciou, nessa terça-feira (15), o cancelamento do ‘Xamegão’, evento marcado para acontecer no mês de agosto. O gestor alegou a falta de recursos para arcar com a estrutura da festa.
“Me reservei o direito de ver a melhor estratégia dentro de uma política de planejamento que foi discutida para realizar o Xamegão fora de época, até para enriquecer a programação que começa dia 15 e termina no dia 22 de agosto. O valor que foi disponibilizado pelo Governo do Estado não dá para arcar com o previsto para a estrutura da festa”, explicou o prefeito.
Durante entrevista coletiva realizada na terça, Aldemir ainda disse que a decisão de suspender a realização do São João fora de época foi orientada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz Filho.
“Eu recebi dele algumas orientações, alguns conselhos, para que a gente pudesse pensar e repensar a nossa situação. Dentre as medidas que eu estou tomando, eu estou suspendendo a festa do Xamegão de Cajazeiras porque nós não teremos condições de pagar”, acrescentou.
O Xamegão é uma tradicional festa junina da cidade de Cajazeiras, mas, em 2023, José Aldemir optou por realizar em agosto, na semana de comemoração da emancipação política do município, justificando que não há dinheiro público suficiente para promover duas grandes festas no ano, que seriam o Carnaval e o São João.