O prefeito do município de Baía da Traição, Sérgio Costa Lima, liberou o uso de “paredões de som” durante o carnaval. Conforme decreto editado nessa sexta-feira (17), o uso dos equipamentos terá horário limitado e restrito a três locais. Segundo o gestor, é “injusto” que a população seja impedida de utilizar esses aparelhos, os mesmos que são usados em campanhas eleitorais.
Baía da Traição é um dos locais mais procurados pelos foliões para o feriadão de carnaval. De acordo com as regras impostas pelo governo municipal, os “paredões de som” poderão ficar ligados entre às 10h e 16h e somente em três locais: nas ruas Osvaldo Trigueiro, Cacique Daniel Santana e Dom Pedro II.
Ainda foi determinado que os equipamentos devem estar localizados a, no mínimo, 50 metros de distância de casas com doentes acamados, crianças lactantes, templos religiosos e postos de saúde. Os paredões também devem ter cadastro prévio na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Sérgio Costa Lima explicou que foi encontrado um meio termo entre os que são adeptos aos paredões e as pessoas que enxergam perturbação de sossego.
“As normas do decreto garantem o mais próximo de meio termo para os que querem um carnaval tranquilo e os que querem um carnaval mais animado, nós vimos durante as campanhas estaduais e municipais em todas as cidades os mais diversos equipamentos sonoros sendo utilizados em todos os dias e horários, e seria injusto que durante quatro dias de carnaval as pessoas não pudessem usufruir do mesmo direito em nenhum horário, sabemos que as opiniões vão divergir entre favoráveis e contrários que é o natural mas a algumas semanas em uma enquete realizada a maioria a favor da liberação foi absoluta em 85% durante as festividades carnavalescas e com horários definidos”, destacou o prefeito em nota.