A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, na noite da última quinta-feira, 05, a Pré-Conferência Municipal de Cultura. Na ocasião, foram atualizadas as propostas sobre as políticas culturais para a Rainha da Borborema, através de um amplo debate com a sociedade civil.
A Pré-Conferência aconteceu no Teatro Rosil Cavalcanti, que fica localizado nas dependências do Centro Cultural – Escola Parque Lourdes Ramalho, e, na oportunidade, foi votado e aprovado, por unanimidade, o Regimento Interno para a Conferência Municipal de Cultura (CMC), que vai acontecer ainda neste mês, de 26 a 28 de outubro.
Dando continuidade à Pré-Conferência, também foi criado mais um eixo a ser levado para a Conferência Municipal de Cultura, proposto pelos novos conselheiros municipais de Políticas Culturais de Campina Grande, que estiveram presentes na reunião.
O 7° Eixo proposto trata da formação, capacitação e profissionalização do setor cultural, sendo aprovado pelos presentes como forma de descentralizar e democratizar o acesso à formação cultural nas mais diversas áreas técnicas e espaços da Cultura.
Desta forma, além do 7° Eixo, que foi criado e aprovado na Pré-Conferência, serão levados para a CMC: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Por fim, foram escolhidos, entre os titulares do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande, os quatro integrantes que vão representar a sociedade civil na Comissão Organizadora para a Conferência Municipal de Cultura, que é a instância responsável pela gestão e organização da CMC, devendo ser nomeada pelo poder público municipal.
Codecom.