O prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.
A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, com seis pilares (Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócioeconômico e Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência) , a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores a partir de fontes públicas.
O município de Patos recebeu o prêmio pelo terceiro ano consecutivo, dessa vez no pilar Saúde e Bem-Estar. A premiação aconteceu nessa terça-feira (28), em João Pessoa, e foi entregue ao vice-prefeito, Jacob Souto, que representou a prefeitura de Patos.
Para Jacob, a premiação reafirma os investimentos que o prefeito, Nabor Wanderley, tem feito na Saúde do município e a expectativa é que em 2024 recebe a premiação em mais de um pilar, incluindo o da Educação, já que Patos é a cidade da Primeira Infância.
“Isso mostra, cada vez mais, que a gestão do prefeito Nabor vem investindo e muito na saúde aqui no nosso município. Porém, Patos participou da final de todos esses pilares. Patos, João Pessoa e Campina Grande. Patos sempre estava em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Isso mostra que o prefeito Nabor está desenvolvendo, está criando espaços melhores para a nossa população. Tenho certeza que, em 2024, Patos será vencedor em mais de um desses pilares. São 67 indicadores que levam a essa premiação e Patos vem investindo muito. Agora o nosso objetivo maior é Educação, porque Patos é a cidade da primeira infância”, enfatizou Jacob.