Os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decidiram, em sessão acontecida nesta quinta-feira (25), aprovar as contas do governador João Azevêdo (PSB), referentes ao exercício de 2019, 2020 e 2021, e do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), de 2016 a 2018. As contas foram aprovadas por 31 votos a 5.
Na terça-feira (24), a Comissão de Orçamento da ALPB emitiu parecer pela aprovação das contas. Os deputados Wilson Filho (Republicanos) e Ricardo Barbosa (PSB) apresentaram requerimento, na sessão de hoje, sugerindo a votação em bloco das contas de Ricardo e João.
O deputado Cabo Gilberto, líder da banca oposicionista, considerou que votar as prestações de conta em bloco seria desconsiderar o relatório técnico elaborado pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. “Se a Casa quiser fazer justiça tem que reprovar as contas”, disse.
O relator da matéria, Wilson Filho, explicou que seu relatório foi técnico e não inclui política. Segundo ele, a reprovação das contas no Tribunal de Contas do Estado aconteceu devido aos codificados e aplicação de recursos em saúde. “Não existem mais codificados conforme foi anunciado pelo próprio presidente do TCE, Nominando Diniz”, pontuou o parlamentar.
Votaram contrários ao parecer os deputados Anderson Monteiro (MDB), Tovar Correia Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Wallber Virgolino (PL) e Cabo Gilberto (PL), todos da oposição.