A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Lavagem de Ouro que investiga um grupo suspeito de lavagem de dinheiro com ouro e extração ilegal de ouro. Foram cumpridos pelo menos três mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Patos.
Na capital, os mandados foram cumpridos em um empresarial e em um apartamento, no bairro de Manaíra. Na manhã de hoje, por volta das 5h, a PF chegou ao empresarial, situado na Rua Francisco de Assis Frade, onde funciona uma loja que trabalha com ouro e joias. No prédio em frente, fica o apartamento que também foi alvo de busca e apreensão.
A delegada Luciana Paiva informou que a operação é uma parceria entre as Polícias Federal de São Paulo e da Paraíba. No Sudeste, os investigados devem responder por estelionato, falsidade ideológica, receptação qualificada, crimes contra a ordem tributária, crimes contra a ordem econômica e também promoção e financiamento de organização criminosa.
Ao todo, foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal, em São Paulo, para endereços relacionados aos líderes do grupo investigados e aos principais intermediários. Os mandados foram cumpridos na Paraíba, em São Paulo e também no Mato Grosso, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia, mais o Distrito Federal.
Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões. Foram apreendidos aparelhos de telefone móveis e computadores dos investigados, além de documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro e o próprio ouro.
Com informações de g1 Paraíba