A “Operação Lesa- Caixa II”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (1º), cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal da Paraíba, na cidade de Cabedelo. O objetivo da ação é reprimir desvios de recursos de contas vinculadas da Justiça do Trabalho da 13ª Região, tendo como alvo principal um servidor aposentado da Caixa Econômica Federal.
As investigações foram iniciadas em maio deste ano. Conforme a PF, aproveitando-se do acesso aos sistemas de movimentação bancária das contas judiciais, o servidor movimentou criminosamente valores para contas suas e de pessoas próximas. É estimado que a prática tenha causado prejuízo estimado de R$ 9 milhões aos cofres da CEF, podendo ao final da apuração chegar ao montante do prejuízo de R$ 23 milhões.
O investigado poderá responder pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema informatizado, associação criminosa e lavagem de ativos, condutas encontradas nos artigos 312, 313-A e 288 do Código Penal e art. 1º da Lei nº 9.613, cujas penas somadas chegam a 37 anos de reclusão e multa.
O nome “Operação Lesa-Caixa II” refere-se à segunda fase da operação de mesmo nome e está relacionado aos prejuízos financeiros causados à empresa pública federal pelo servidor.