A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a Operação Transporte Limpo, que tem como propósito combater esquema de transporte ilegal de eleitores e compra de votos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São José do Sabugi, Patos e João Pessoa.
Não foram informados os alvos da ação. Segundo a PF, a Operação Transporte Limpo é um desdobramento da Operação Mercador, deflagrada em outubro de 2022.
A Operação Mercador apura crimes de corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro. Na época que foi deflagrada, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de João Pessoa, São José do Sabugi e Teixeira com o intuito de obter provas que esclareçam a origem e destino de mais de R$ 173 mil em espécie, apreendidos com material de campanha eleitoral, na véspera do 1º turno das eleições.
A quantia foi apreendida depois da colisão do veículo com uma motocicleta, no município de Santa Luzia, em setembro de 2022. Durante a abordagem, realizada pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, houve tentativa de ocultação do valor em questão.
Outro fruto da Mercador é a Operação Talir, deflagrada em fevereiro deste ano em Campina Grande. Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na apuração de investigados relacionados à lavagem de dinheiro e compra de votos.