A Polícia Civil da Paraíba está mantendo equipes de plantão, além da presença da Delegacia Móvel para registro de ocorrências nos blocos que desfilam no projeto Folia de Rua, em João Pessoa.
Na tarde da segunda-feira, 13, a superintendente da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil da Paraíba, Sileide Azevedo, junto com a equipe da Coordenação das Delegacias da Mulher, se dirigiu até a concentração do bloco “Muriçoquinhas” para dar orientações à população quanto ao combate à violência contra a mulher.
Ela disse que, além da Coordeam, outros órgãos e Instituições participam da campanha, como a Rede de Enfretamento à Violência Contra a Mulher do Estado. “É uma ação educativa que faz parte de uma campanha bem maior intitulada Meu Corpo Não é Sua Folia. Estamos trabalhando pelo fim da importunação sexual durante os festejos carnavalescos”, disse.
No bloco “Muriçoquinhas” foram distribuídos panfletos explicando o que a importunação sexual, bem como outras atitudes que são consideradas abusivas contra a mulher. “Desenvolvemos atividades destinadas às crianças e mães presentes no bloco com a intenção de aproximar a comunidade da Polícia. Abrimos espaço para realizar pinturas com as crianças, ao mesmo tempo em que conversávamos com as mães sobre as políticas públicas e a rede de enfretamento à violência doméstica”, esclareceu a delegada.
O trabalho deve continuar durante todo o período do Folia de Rua e do Carnaval 2023. “Nós contamos com a Delegacia Móvel e uma viatura da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, além do apoio da Polícia Militar, que levou uma viatura utilizada na Patrulha Maria da Penha. A população sabe que pode contar conosco e estamos sempre à disposição para atendê-la”, concluiu a superintendente Sileide Azevedo.