As instalações da Promotoria de Justiça de Itaporanga foram entregues, na tarde dessa quarta-feira (16/08), pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. O prédio foi totalmente reformado e vai beneficiar cerca de 50 mil habitantes dos municípios de Itaporanga, Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, São José de Caiana, Pedra Branca e Serra Grande.
A solenidade teve a participação do ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana Ferreira; do secretário-geral do MPPB, Rodrigo Marques da Nóbrega; da secretária de Planejamento e Gestão, Cristiana Vasconcelos; do presidente da Associação Paraibana do MP, Leonardo Quintans; do promotor Amadeus Lopes; dos promotores de Itaporanga, Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro, Renato Martins Leite e Charles Duanne Casimiro de Oliveira; dos prefeitos de Itaporanga, Divaldo Dantas; de Diamante, Hermes Diniz; de São José de Caiana, Manoel Pereira; do comandante do 13º Batalhão da PM, coronel Helder Fábio; do advogado Marcílio Batista; de servidores do MPPB e familiares.
No seu discurso, o procurador-geral Antônio Hortêncio ressaltou que, desde o início de sua gestão, que completa dois anos, executou tudo a partir de planejamento. Por isso, se reuniu com o Departamento de Engenharia para verificar os prédios do MPPB que mais careciam de intervenções e dois foram apontados: as sedes da Promotorias de Pombal (inaugurada em junho) e a de Itaporanga, que receberam os investimentos da instituição.
O PGJ também destacou que buscou melhorar o apoio à atuação do Ministério Público na área de obras e também de pessoal, com a nomeação de novos promotores. “Itaporanga, por muito tempo, não teve seus cargos ocupados. Agora, não apenas tem uma sede nova como tem um promotor para cada cargo. Esse olhar mais atento acontece porque, quando assumimos, procuramos ter uma postura de não ficar encastelados no gabinete, mas de sair, conhecer a realidade, observar o que os promotores estão precisando. Não decidimos o projeto da Promotoria de Itaporanga sozinhos. Viemos conversar para que os promotores pudessem opinar. Fomos recentemente reconduzidos para mais dois anos. Nossa ideia é continuar dessa forma, ouvindo para construir com todos vocês. Agradeço de coração a todos que contribuíram para essa obra. Ela é para vocês, servidores e promotores, e para a população de todos esses municípios que bate à porta pedindo o auxílio do Ministério Público na resolução de seus problemas. O MP sempre esteve e continuará de portas abertas a todos. Muito obrigado e que este prédio sirva para o desenvolvimento de um melhor trabalho em prol da população”, declarou.
O coordenador da Promotoria de Itaporanga, promotor Paulo Ricardo Ribeiro, afirmou que a entrega da reforma é um momento de celebração que demonstra o olhar da Administração Superior voltado para o interior do estado. “Hoje temos os três cargos de promotor ocupados e Itaporanga agora recebe de presente uma sede inteiramente reformada. É preciso registrar que, além de reconhecer a importância do sertão, a administração valorizou os membros porque escutou nossos anseios e sugestões. Os servidores também foram valorizados e, sobretudo, o cidadão que nos procura e muitas vezes tem o MP como última porta e recebê-los cada vez melhor e com estrutura mais qualificada é importante”, disse o promotor.
O presidente da APMP, Leonardo Quintans, parabenizou a gestão pela entrega da obra, priorizando o Sertão do estado. “Entregar um equipamento como este é cumprir com zelo a missão do Ministério Público que é a promover a cidadania ao povo, principalmente a quem mais precisa. Esta é a casa da cidadania, a casa do sertanejo que vem aqui buscar e sai com seus direitos garantidos. Então é um momento de muita satisfação testemunhar esse investimento que o MP faz em Itaporanga e ter a certeza de que o povo daqui terá um serviço ainda melhor”, afirmou.
O padre Rodolfo Cavalcante ministrou as bênçãos ao novo prédio e o descerramento das placas foi efetuado pelo procurador-geral e autoridades.
Reformas e ambientes
A obra de reforma envolveu a restauração total dos revestimentos (pisos, paredes e calçadas internos e externos); a renovação total da coberta com instalação de telhas metálicas termoacústicas e com impermeabilizações gerais (calhas e algeroz); a renovação total do sistema de rede estruturada; a revisão nos sistemas elétrico e hidrossanitário; substituição total das esquadrias (portas e janelas); instalação de forro termoacústico; melhorias na estrutura física (acessibilidade em geral); implantação de acesso privativo para membros e servidores; criação da sala de notícia de fato; construções de abrigos para gás e bombas; reordenamento da área externa (estacionamento para público e calçada com acessibilidade); e pintura geral.
A Promotoria de Itaporanga conta agora com recepção; três gabinetes de promotor de Justiça; cartório/secretaria; sala de assessores; sala notícia de fato; um auditório com 13 lugares e espaço cadeirante; sala para rack; dois sanitários destinados ao público, adaptados para pessoas com deficiência; dois sanitários privativos; copa e estacionamento. A nova sede possui cerca de 221 metros quadrados de área construída e recebeu um investimento de cerca de R$ 481 mil.
MPPB.