A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) uma operação contra a Braiscompany com o objetivo de combater crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na sede da empresa, num condomínio fechado, em Campina Grande, e também nas filiais em João Pessoa e em São Paulo.
A PF ainda cumpriu dois mandados de prisão temporária, sequestro de bens e a determinação da suspensão parcial das atividades da empresa investigada. Durante a ação, as equipes policiais encontraram dinheiro em espécie escondido dentro de um livro.
A empresa paraibana captava investidores sob a promessa de investimentos em criptomoedas com retorno de 8% ao mês, e após atrasos, passou a ser suspeita de golpe de milhões com criptomoedas.
De acordo com a PF, nos últimos quatro anos, foram movimentados cerca de R$ 1,5 bilhão em criptomoedas, em contas vinculadas aos suspeitos, sócios da Braiscompany.
A operação, nomeada de Halving, faz alusão ao aumento da dificuldade de mineração do bitcoin, que ocorre a cada quatro anos, período semelhante a ascensão e derrocada do esquema investigado.
A polêmica com a Braiscompany iniciou ainda em janeiro, após suposto atraso de pagamentos de locação de ativos digitais para clientes, que passaram a denunciar o caso nas redes sociais. Em 6 de fevereiro, o fato passou a ser investigado pelo Ministério Público da Paraíba.
Desde então, a empresa gerida por Antônio Neto Ais tem sido alvo de acusações de atraso de pagamentos e até de calote. Clientes afirmam que a companhia atrasou o último pagamento de 2022, que deveria ter acontecido antes do início de 2023.
Idealizada pelos sócios Antonio Neto Ais e Fabrícia Ais, a Braiscompany é especialista em gestão de ativos digitais e tecnologia blockchain. Os clientes convertiam seu dinheiro em ativos virtuais, que eram “alugados” para a companhia e ficavam sob gestão dela pelo período de um ano. Os rendimentos dos clientes representavam o pagamento pela “locação” dessas criptomoedas.
Milhares de campinenses, motivados pelo boca a boca entre parentes, amigos e conhecidos, investiram suas economias pessoais sob a promessa de um ganho financeiro ao redor de 8% ao mês. É uma taxa considerada irreal pelos padrões usuais do mercado.