A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (19) outros 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande, durante a segunda parte da “Operação Bentonita II”. A ação tem o propósito de combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação.
Na quarta (18), outros 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, totalizando 28 medidas cautelares contra as empresas. A ação dessa quinta foi realizada nas cidades de Campina Grande e Olivedos, no Agreste paraibano.
A operação da PF visa coibir a extração ilegal do minério bentonita na Paraíba, sua venda para empresas beneficiadoras e posterior revenda no país a um preço bem abaixo do valor de mercado.
Os investigados na Operação Bentonita II responderão pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.
Em agosto do ano passado, a Polícia Federal realizou a Operação Bentonita I, quando foram apreendidos documentos e celulares dos investigados, o que forneceu base material para que a segunda fase da operação fosse realizada nesta quarta e quinta-feira.