• Sobre
  • Contato
12/04/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque2

Pesquisadores na Paraíba criam conta-gotas inédito para cegos e idosos

14 de julho de 2020
em Destaque2
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Pesquisadores na Paraíba criam conta-gotas inédito para cegos e idosos

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um conta-gotas inédito, batizado de Ping, com aviso sonoro. A tecnologia assistiva funciona mediante um bip emitido a cada gota que atravessa um sensor, com o intuito de auxiliar na contagem. O invento, registrado pela Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da UFPB, é indicado para cegos, pessoas com baixa visão, idosos ou qualquer indivíduo que tenha dificuldade visual para administrar medicamentos em gotas, para evitar erro de dosagem.

O aparelho é resultado dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do estudante de Engenharia de Produção Mecânica João Victor Nogueira e da estudante de Engenharia Elétrica Rosiane Agapito da Silva. Eles foram orientados, respectivamente, pelos professores Fábio Borges e Euler Macedo. Com um tamanho de oito centímetros, o protótipo do Ping é feito de plástico ABS, uma resina termoplástica derivada do petróleo. O dispositivo foi confeccionado por meio de uma impressora 3D, para manter o baixo custo.

“O produto é inclusivo também no preço. Hoje, o item mais caro para sua produção é a bateria, uma pilha de controle remoto de portão eletrônico, que custa entre R$ 3,00 e R$ 5,00. Portanto, o aparelho deve chegar ao mercado com preço bem acessível”, afirma João Victor Nogueira. O dispositivo foi desenvolvido em um ano e meio, mas a ideia teve origem em 2014, a partir de um projeto no âmbito da disciplina Planejamento e Projeto do Produto, cursada pelos estudantes de engenharia. João Victor Nogueira ressalta que o aparelho possibilitará mais autonomia às pessoas com alguma limitação visual.

“Eu já tinha contato com o Instituto dos Cegos em João Pessoa, por causa de um trabalho realizado durante meu ensino médio. Eles têm a necessidade de um produto que os auxiliem a tomar remédio em gotas. Há também as mães cegas que não conseguem dar remédio em gotas para os seus filhos”, conta o estudante. “Tem remédio que não tem problema nenhum em passar um pouco da dosagem, mas há outros que oferecem risco de overdose, principalmente para uma criança pequena”, argumenta João Victor Nogueira.

O estudante relata que, sem um dispositivo como este, as pessoas com deficiência visual têm que pedir a alguém para administrar um medicamento ou pingar um líquido em um copo posicionado perto do ouvido. “Essa prática não é confiável, porque, após uma certa quantidade de gotas, forma-se uma lâmina de líquido no fundo do copo, comprometendo a precisão.

Cerca de 20% da população mundial tem algum tipo de deficiência visual. Nesse contexto, João Victor ressalta que o produto não foi criado para gerar uma demanda. “Pelo contrário, foi desenvolvido para atender a uma demanda de mercado”. O design do produto foi desenvolvido pela Spark, empresa holandesa com base em Recife (PE), que foi contratada para esse fim. O invento também contou com os trabalhos da empresa Contra Criativos, aceleradora de startup responsável por criar um modelo de negócios e estratégias de pré-produção, para que o produto chegue ao mercado.

O dispositivo está em fase de ajustes e depende de programas de incentivos para chegar ao mercado. “Não é barato desenvolver um produto sem um aporte financeiro”, explica João Victor Nogueira. Também colaboraram no início da pesquisa, durante a disciplina Planejamento e Projeto do Produto, os estudantes Luciano Costa e Luciano Cabral e Silva.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Sobre os boatos de Aparecida, fundo de verdade, milagres e santos; ESCUTE ÁUDIO

Próxima Matéria

BOMBA: Luciene de Fofinho fecha com Berg e será candidata a prefeita na eleição indireta na Câmara

Matérias Relacionadas

Jackson Alvino aposta na inclusão e nomeia Gaby Brito para a Secretaria de Diversidade Humana de Santa Rita

Jackson Alvino aposta na inclusão e nomeia Gaby Brito para a Secretaria de Diversidade Humana de Santa Rita

11 de abril de 2026
Brasil

Ministro do Turismo participa de entrega de viaduto em Cabedelo e destaca impacto para o turismo

10 de abril de 2026
O Antagonista destaca João Pessoa como “refúgio de paz e qualidade de vida no Brasil”
Paraíba

O Antagonista destaca João Pessoa como “refúgio de paz e qualidade de vida no Brasil”

10 de abril de 2026
Próxima Matéria
Luciene de Fofinho fala sobre expectativa de cassação de Berg Lima; e advogada explica decreto do pregão

BOMBA: Luciene de Fofinho fecha com Berg e será candidata a prefeita na eleição indireta na Câmara

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio