O PoderData divulgou nessa quarta-feira (16) uma nova pesquisa com as intenções de voto para a Presidência da República. Conforme apurado, o percentual do presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava em crescimento, sofreu uma queda, marcando 30%. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida presidencial com 40% das intenções de voto.
Há duas semanas, o petista tinha os mesmos 40% contra 32% de Bolsonaro. A variação está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. No mês de janeiro, Lula tinha 14 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. Esse número vinha caindo a cada 15 dias, período em que são realizadas as pesquisas pelo PoderData.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) estão tecnicamente empatados com 7% cada. João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB, mas discutindo uma mudança para o PSD), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 2% cada. Já Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3 mil entrevistas, de 13 a 15 de março de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00835/2022.
Num cenário de segundo turno, Lula sairia vencedor com 50% das intenções de voto contra 36% do atual presidente. A diferença entre os dois. A maior vantagem entre o petista e o atual chefe do Executivo foi registrada no levantamento realizado de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, quando Lula marcava 55% e Bolsonaro 30% (diferença de 25 pontos). Agora, é de 14 pontos.
METODOLOGIA
A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.
Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR 00835/2022….