Desenvolvido pela ‘In Loco’, o Mapa Brasileira da Covid-19 aponta que apenas metade da população paraibana respeita as medidas de isolamento social: 53,14%, o que mostra também que 47% desobedece aos decretos feitos pelo Governo do Estado.
No índice de isolamento social, a Paraíba é o 14º na posição – longe de ser o mais obediente às medidas aplicadas pelas autoridades. Até o momento, o estado que mais cumpre a quarentena é Goiás, com quase 60% de adesão da população.
O percentual máximo de isolamento na Paraíba foi registrado em 22 de março, mesmo dia em que o Governo do Estado declarou calamidade pública. Após a data, é possível ver um aumento no número dos que desrespeitam a quarentena e ignoram o perigo do covid-19.
Os dados se traduzem para a realidade. No último domingo (05),nas praias de João Pessoa era possível ver banhistas descumprindo a recomendação da Prefeitura e também do Governo.
Considerado ainda ‘no começo’, os casos de coronavírus no Brasil podem aumentar consideravelmente casos as pessoas não cumpram o isolamento social, que é maior arma no combate ao coronavírus. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi a medida que evitou um crescimento acelerado do vírus no Brasil.