De acordo com pesquisa Atlas/Intel divulgada nessa terça-feira (07), a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhorou, após uma queda significativa nos números ter sido registrada em levantamento feito em março. Agora, o petista é aprovado por 51% dos entrevistado, o que representa crescimento de quatro pontos percentuais.
Outros 45% dos eleitores consultados desaprovam Lula. Já 43% classificam seu governo como ótimo ou bom, enquanto 15% consideram regular e outros 41% acham que o cenário é ruim ou péssimo.
O crescimento de cinco pontos percentuais registrado na avaliação do governo Lula — em março, eram 38% os que consideravam ótimo ou bom — faz com que o petista volte ao patamar em que esteve durante seu primeiro ano neste terceiro mandato. Em 2023, a parcela de olhares positivos sobre o Planalto chegou a bater 45%.
Por outro lado, aqueles que classificam como ruim ou péssimo não diminuíram: eram 39% em janeiro, 41% em março e, agora, se mantiveram na mesma proporção.
O presidente segue com melhor avaliação entre mulheres, jovens de 16 a 24 anos, nordestinos e entre aqueles que têm menor renda. No recorte religioso, 46,5% dos católicos classificam seu governo como ótimo ou bom, enquanto 36,3% reprovam seu mandato. Entre os evangélicos, todavia, a rejeição ainda é majoritária: 57,7% classificam a gestão como ruim ou péssima, e apenas 30% o avaliam positivamente.