Uma pesquisa realizada pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) mostra que a maioria dos profissionais que fazem residência no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) estão satisfeitos com o conhecimento adquirido e recomendariam os programas de pós-graduação do qual fazem parte. O índice de satisfação geral do HULW como campo de prática da Universidade Federal da Paraíba foi de 56%.
Realizado no fim do ano passado pela Ouvidoria-geral da Ebserh, estatal ao qual o HULW é vinculado, o diagnóstico buscou identificar a percepção dos alunos dos programas de residência médica, uni e multiprofissional nos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh/MEC. A pesquisa foi divulgada nacionalmente no dia 16 de março, data em que se comemora o Dia do Ouvidor.
A Pesquisa de Satisfação dos Residentes — 2020 avaliou diversos itens, divididos em três grandes blocos: infraestrutura, serviço ofertado e formação profissional. Além disso, 56% dos participantes apontaram que indicariam sem ou com poucas ressalvas o programa de residência do qual fazem parte no HULW.
72% dos residentes consideram que o perfil das demandas clínicas ou psicossociais que chegaram ao setor de atuação é adequado à especialidade de sua residência. Em relação à avaliação profissional, 78,7% dos entrevistados também informaram que estão satisfeitos com a supervisão e o apoio do preceptor.
Conforme o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW-UFPB, Eduardo Fonseca, a pesquisa também mostrou pontos a serem melhorados, como a infraestrutura do centro de saúde. “Nosso objetivo é que o HULW seja um campo de prática reconhecido em todo o Brasil. Com esse diagnóstico em mãos, temos condições de avaliar a qualidade do que é ofertado aos nossos residentes e de identificar pontos que ainda são falhos, para podermos planejar e implementar ações que nos levem à excelência”, declarou.
Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley é campo de treinamento para quatro programas de residência: Residência Uniprofissional (Cirurgia bucomaxilofacial); Residência Médica; Residência Multiprofissional; Residência em Saúde Mental.
Como principal campo de prática dos cursos da UFPB na área da saúde, o HULW possui 142 consultórios; mais de 200 leitos ativos; 48 especialidades médicas, centro cirúrgico com 10 salas, cinco gabinetes odontológicos, cinco enfermarias (clínica médica; cirúrgica; obstétrica; pediátrica; doenças infecciosas e parasitárias) e três Unidades de Terapia Intensiva (neonatal, pediátrica e adulta). Em média, a unidade de saúde realiza anualmente cerca de 190 mil consultas ambulatoriais e 9.500 internações.
Sobre a Ebserh
O HULW-UFPB integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.