Nesse domingo (07), não foi registrada nenhuma morte em decorrência da Covid-19 no Japão. De acordo com a imprensa local, essa é a primeira vez em 15 meses que o país não reporta óbitos em decorrência da doença. Registros analisados pela emissora nacional NHK apontam que o última vez em que não haviam sido constatados falecimentos foi em 2 de agosto de 2020.
Impulsionado pela variante Delta, mais transmissível, o país atingiu pico de mais de 25 mil infecções diárias pelo coronavírus em agosto. No Japão, houve mais de 18 mil mortes pela doença durante o curso da pandemia.
Para se preparar para um possível recrudescimento neste inverno, o governo planeja iniciar campanhas de reforço de vacinação no próximo mês e está trabalhando para aprovar tratamentos à base de remédios para casos mais leves, com o objetivo de reduzir as hospitalizações.
Shigeru Omi, principal conselheiro de saúde do país, apresentou na segunda-feira uma escala para classificar casos e medir a gravidade das infecções por coronavírus, bem como uma ferramenta para prever a quantidade de leitos hospitalares que podem ser necessários em uma nova onda.
“Aprendemos nos últimos dois anos que precisamos tomar medidas fortes, rápidas e intensivas”, disse Omi à imprensa.
Os casos e mortes de covid caíram drasticamente em todo o país conforme a vacinação avançou e passou a abranger mais de 70% da população.
Estadão




