Na tarde desta quarta-feira (29), o ex-deputado estadual Simão Almeida faleceu vítima das complicações causadas pela Covid-19. Seu quadro de saúde foi agravado após sofrer um AVC hemorrágico, que provocou sua morte encefálica.
Vice-presidente do PC do B, o partido publicou nota de pesar no início da noite de hoje, destacando a trajetória política e sua história de vida.
“Simão Almeida Neto, tem uma trajetória marcada pela coerência, em defesa da liberdade, da democracia e do socialismo. Esteve presente nas principais batalhas, em defesa dos trabalhadores explorados, dos perseguidos e injustiçados. Representou exemplarmente o PCdoB, quando foi deputado estadual e nas missões institucionais que recebeu do Partido”, destacou uma parte do texto.
O velório do ex-deputado será realizado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quinta-feira (30).
NOTA DE PESAR
Com profunda tristeza comunicamos o falecimento de Simão de Almeida Neto, vice-presidente do PC do B, vítima de covid-19, provocando AVC hemorrágico e morte encefálica.
Simão Almeida Neto, tem uma trajetória marcada pela coerência, em defesa da liberdade, da democracia e do socialismo. Esteve presente nas principais batalhas, em defesa dos trabalhadores explorados, dos perseguidos e injustiçados. Representou exemplarmente o PCdoB, quando foi deputado estadual e nas missões institucionais que recebeu do Partido.
Sua militância iniciou ainda jovem na Juventude Estudantil Católica – JEC e em seguida na Ação Popular-AP. Com a incorporação da AP ao PCdoB, em 1972, ingressou no Partido Comunista do Brasil – PCdoB, onde permaneceu até hoje. Líder nato, sobreviveu a ditadura militar de 64, foi deputado estadual na Paraíba, assumiu cargos institucionais em governos estaduais e foi dirigente partidário até a sua morte.
Seu legado é exemplo para todas as gerações: homem íntegro, político perspicaz, foi um dos expoentes na reorganização de entidades sindicais na Paraíba e presença destacada nas greves e manifestações populares. Seu destemor será lembrado sempre.
Ainda abalados com tão dolorosa perda, os comunistas paraibanos despedem-se de Simão, irmanados e solidários à sua família, comprometidos em render as devidas homenagens ao valoroso camarada, no curso das comemorações de centenário de fundação do Partido Comunista do Brasil, em 2022.
Simão Almeida, presente hoje e sempre!
João Pessoa, 29 de dezembro de 2021.
Gregória Benário
Presidenta do PCdoB/PB