Conheci o secretário de Saúde de Patos que deu a vida para salvar conterrâneos. Segundo Brito se elegeu vereador e queria presidir a Câmara, mas seu espírito público falou mais alto e desistiu para cuidar da Saúde de sua gente nessa hora de grande crise sanitária.
E salvou muitas vidas. Centenas e até milhares. Queria salvar mais e para isso amanhecia e anoitecia na secretaria de Saúde, nos postos e na UPA. Todo mundo em Patos sabe disso e a bravura de Segundo será reconhecida através dos tempos e acredito que a UPA do Jatobá será batizada com o seu nome.
Agora Patos precisa reagir e para onde Patos pender o sertão inteiro se inclina. Vacinação em massa é a resposta que o poder público precisa dar ao esforço de Segundo Brito.
O prefeito Nabor e o deputado federal Hugo já se mobilizam para uma conversa com o governador João Azevedo nesse sentido.
Sabe-se que o governo João Azevedo adquiriu 81 mil doses de Sputnik V e que estas serão destinadas a vacinação no sertão e nada mais estratégico do que vacinar em massa com parte dessas vacinas a cidade com o maior aglomerado populacional urbano, Patos.
Segundo Brito sacrificou sua saúde por sua gente e esse esforço não pode ter sido em vão. Vacinação em massa já é o que Patos precisa para estabilizar o sertão.
Dércio Alcântara