O Governo Federal, através do Ministério da Educação, divulgou na noite desta quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2023). O apontador que indica os níveis de qualidade do ensino e aprendizagem do país, estados e municípios nas esferas da educação pública básica (municipal e estadual) e privada é muito aguardado anualmente e traz um retrato da situação educacional do país.
Patos novamente foi um sucesso nos resultados ao saltar de nota quando falamos em Anos Iniciais, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A nota foi de 5,0 em 2021 para 6,0 em 2023, mostrando um aumento de um ponto. Com isso, o município atingiu a meta do país que também foi 6,0 e superou a nota da Paraíba que foi de 5,3. Também houve progresso nos Anos Finais que correspondem dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental. A nota foi de 4,4 em 2021 para 4,5 em 2023.
Estes resultados indicam que Patos conseguiu manter os níveis de crescimento da nota do IDEB que vinham sendo conquistados ano após ano, sendo este um grande desafio para a educação no cenário pós-pandemia.
Patos também atingiu níveis superiores quando comparados aos conquistados por João Pessoa e Campina Grande. Nos Anos Iniciais e Finais, a capital paraibana conquistou as notas 5,2 e 4,1, respectivamente. Já, Campina obteve 5,4 nos Anos Iniciais e 4,2 nos Anos Finais.
Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes (fluxo escolar) com as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir de informações coletadas pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pontuação varia de 0 a 10, sendo que quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, mais elevado será o Ideb. O indicador foi criado em 2007, juntamente com o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), que estabeleceu metas para cada estado brasileiro, o Distrito Federal e para as unidades escolares.
Em 2023, Patos realizou durante 10 finais de semana entre os meses de agosto a outubro, aulões aos sábados pela manhã para toda a rede de ensino compreendendo os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Os aulões reuniram os quatro setores da cidade com aulas em escolas e auditórios oferecendo, além de muito aprendizado, dinâmicas, prêmios e merenda reforçada para os discentes.