Nos últimos quatro anos, o município de Patos alcançou avanços significativos na área da saúde, especialmente na atenção básica. Por meio do Programa Saúde da Gente, foram reformadas 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da construção de uma unidade nova e o início das obras de outra, ampliando a infraestrutura e garantindo um atendimento mais qualificado para a população.
Além das melhorias estruturais, novos serviços foram implantados para tornar a saúde municipal mais acessível e eficiente. Entre os destaques está o atendimento noturno oferecido pelo Programa Saúde do Trabalhador, com unidades em todas as áreas da cidade voltadas para atender aqueles que não conseguem buscar atendimento durante o dia. Outras iniciativas incluem a oferta de fisioterapia em clínicas ampliadas, atendimento psicológico e pediatria em unidades estratégicas.
Na atenção especializada, o município também avançou com a aquisição de um mamógrafo próprio (com investimento de emendas impositivas dos vereadores), outros equipamentos de imagem e a contratação de profissionais especializados, fortalecendo serviços como os realizados no Centro de Saúde Frei Damião.
Parte desses investimentos foi viabilizada com o apoio do deputado federal Hugo Motta, cuja articulação garantiu recursos importantes para a saúde de Patos.
Essas ações, desenvolvidas nos últimos quatro anos, consolidam um período de avanços na saúde pública, impactando positivamente a vida dos moradores e promovendo um atendimento mais acessível e eficiente para todos.