Economia de R$ 136 mil ao ano e 300 MWh em energia, suficiente para abastecer cerca de 125 residências com consumo mensal de 200 kWh. Essa é a previsão de redução de custos com energia elétrica da Prefeitura do Conde, com a entrega do projeto de Eficientização Energética, realizada na última semana, pela Energisa. A solenidade contou com as presenças da Prefeita Karla Pimentel, Márcio Zidan, Diretor Presidente da Energisa PB, Araceli Ramalho, Diretor Técnico e Comercial da Energisa PB, Ana Paula Nunes, Analista de Eficiência Energética da Energisa.
Com investimentos de quase R$ 300 mil, na renovação de luminárias e componentes elétricos, possibilitando uma iluminação mais eficiente e sustentável. Ao todo, foram substituídas 248 lâmpadas tradicionais por iluminação LED de praças e ruas do município.
“São parceria como esta que fizemos com a Energisa que o Conde precisa. O trabalho de eficiência energética beneficia toda a população e nosso objetivo é buscar o bem estar e segurança para os moradores de Conde. A Prefeitura já está estudando outros projetos voltados para essa pauta, mas dessa vez com direcionamento aos prédios públicos, como Escolas e CREIs e desta forma, com a economia na conta de energia, podemos investir mais no conforto dos prédio públicos para melhor atender a população e proporcionais melhores condições de trabalho para os servidores municipais”, disse a Prefeita Karla Pimentel.
“Utilizamos o que há de mais moderno em tecnologia para a iluminação de espaços públicos, desenvolvendo um projeto específico, que considerou as necessidades e particularidades do local, gerando a melhor iluminação possível. Os ganhos vão muito além da questão da economia de energia, possibilitam benefícios importantes para a população, como mais segurança e conforto”, explica Ana Paula Nunes, analista de eficiência energética da Energisa.
Embora a iluminação pública seja de responsabilidade das prefeituras, a Energisa investe na modernização das luminárias, dentro da sua política de consumo consciente e economia de energia. Assim, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária acaba contribuindo diretamente com os municípios, já que a iniciativa proporciona uma economia significativa nas contas de energia das localidades beneficiadas e, consequentemente, possibilita aos gestores municipais uma melhor utilização dos recursos de iluminação pública, repassados pela concessionária por meio da conta de energia dos clientes.