O ministro paraibano Vital do Rêgo Filho tomou posse, nesta quarta-feira (11), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), substituindo Bruno Dantas, que comandou o órgão nos últimos dois anos. Em seu discurso de posse, Vital prometeu dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e ressaltou sua intenção de estreitar o relacionamento do TCU com a sociedade por meio da criação de novos canais de comunicação.
“Será possível ouvir a sociedade e motivar cada pessoa a atuar como um verdadeiro auditor social, trazendo informações que possam ajudar o Tribunal a ampliar o seu campo de atuação, melhorando ainda mais a qualidade de suas fiscalizações”, declarou o novo presidente do TCU.
Vital do Rêgo também afirmou estar preparado para conduzir a instituição, destacando seu compromisso com o fortalecimento do controle externo e a melhoria da gestão pública.
“Sinto-me preparado para assumir a liderança da locomotiva desse Tribunal. Continuaremos a ser referência no controle externo e na gestão pública. Nosso papel é essencial para o aprimoramento da governança e para promoções de políticas que impactam na vida do cidadão. Nosso trabalho deve transcender a simples fiscalização, visando transformar na prática realidades para termos um Brasil mais justo e eficiente”, ponderou.
A Corte de Contas anunciou que lançará em breve um aplicativo de monitoramento de obras públicas, permitindo que os cidadãos acompanhem o andamento das obras em seus bairros ou cidades e encaminhem informações diretamente ao TCU.
A posse de Vital do Rêgo Filho como presidente do TCU contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que representou o presidente Lula, ausente devido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma. Também estiveram presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Simone Tebet (Planejamento) e do governador da Paraíba, João Azevedo.
Vital do Rêgo Filho e o vice-presidente, ministro Jorge Oliveira, assumem os cargos em 1º de janeiro de 2025. O paraibano liderará o TCU enquanto a corte preside a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). Durante seu mandato, o novo presidente afirmou que o Brasil irá propor uma auditoria global para avaliar as ações de combate à fome.
Assista à cerimônia de posse completa: