Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) elegeram, por unanimidade, o ministro paraibano Vital do Rêgo para a presidência da Corte, cargo que assumirá em 1º de janeiro de 2025. Além disso, Jorge Oliveira foi escolhido para ocupar a vice-presidência, substituindo Vital, que ocupou o cargo nos anos de 2023 e 2024.
A cerimônia de posse do novo presidente e do vice-presidente do TCU será realizada na próxima quarta-feira (11). A presidência da Corte tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução por igual período.
Vital do Rêgo, que integra o TCU desde 2015, é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sua trajetória política inclui passagens como vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.
No TCU, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente segue o critério de antiguidade, embora não haja uma norma explícita sobre o processo. Assim, os ministros mais antigos que ainda não ocuparam essas funções são escolhidos para os postos. De acordo com esse critério, os próximos a assumir a presidência serão Jorge Oliveira, no biênio 2027-2028, e Antonio Anastasia, de 2029-2030.