Na madrugada desta sexta-feira (16), uma nova remessa com 110.250 doses de vacinas contra a Covid-19 desembarcou no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa. São 66.250 doses da vacina Oxford/Astrazêneca e 44 mil do Butantan/CoronaVac.
O lote, que é o 13° a chegar ao Estado, foi encaminhado para a Secretaria de Saúde onde será feita a separação proporcional das doses a cada um dos 223 municípios paraibanos. A distribuição será iniciada ao meio dia desta sexta. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, serão encaminhadas ao todo 110.740 doses, pois foi utilizada uma reserva técnica com 490 doses para arredondamentos.
“A logística ágil do Governo do Estado com duas aeronaves e 11 furgões frigoríficos tornam a Paraíba o terceiro Estado do Brasil que mais vacinou sua população”, destaca Medeiros.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. Em João Pessoa, a imunização foi suspensa devido à falta de imunizantes. Agora, a Prefeitura da Capital deve priorizar a Coronavac para a aplicação da segunda dose e utilizar a Astrazeneca para quem procurar a primeira dose.
Assim que as doses forem entregues, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa tem um prazo de 24 horas para retomar a vacinação na cidade. Na nova etapa, estarão no grupo prioritário para receber a primeira dose pessoas que possuam comorbidades com idade acima de 55 anos.