Um decreto que reconhece a situação de emergência em saúde pública em todo o território da Paraíba devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (16). Segundo o documento, o período de emergência é válido por 90 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
Com a situação de emergência, fica autorizada a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, de forma imediata, observando a legislação em vigor. As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com o último boletim epidemiológico, foram registrados 619 casos de doenças respiratórias graves nas 16 primeiras semanas de 2024 na Paraíba. No mesmo período do ano passado, o número foi de apenas 140 casos, o que representa um aumento de 342,14% entre um ano e outro.
A maior alta foi observada nos casos de Influenza A (de 6 casos em 2023 para 347 em 2024) e de Covid-19 (que pulou de 6 casos em 2023 para 82 em 2024).
Na capital João Pessoa, o crescimento dos casos de gripe provocou o decreto de situação de emergência por parte da Prefeitura Municipal, no final de abril, por 90 dias. Entre os meses de fevereiro e março, a cidade apresentou um aumento de mais de 200% nos casos da doença em crianças.