A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda recorde na produção industrial brasileira em abril. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria nacional despencou 18,8% em relação a março, quando o indicador já havia recuado 9,1%. O baque foi ainda maior em relação ao mesmo mês do ano passado: 27,2%.
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foi divulgada, nesta quarta-feira (3/6), pelo IBGE e mostra o impacto da covid-19 na indústria brasileira. Afinal, muitas fábricas passaram praticamente todo o mês de abril fechadas devido às medidas de distanciamento social necessárias à prevenção do coronavírus. O setor ainda foi afetado negativamente pela redução do consumo das famílias nesse período de quarentena.
“O resultado de abril decorre, claramente, do número maior de paralisações das várias unidades produtivas, em diversos segmentos industriais, por conta da pandemia”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo, contando que, por isso, a PIM de abril revelou os piores resultados de toda a série histórica. Ou seja, foi o mês de pior desempenho da indústria brasileira desde 2002.
Ainda segundo o IBGE, esse comportamento recessivo atingiu praticamente todos os ramos industriais brasileiros. “Em abril, vemos um espalhamento, com quedas de magnitudes históricas, de dois dígitos, em todas as categorias econômicas e em 22 das 26 atividades pesquisadas”, revelou Macedo.