“Um momento histórico para o Tribunal, em que ele se reafirma como patrimônio histórico da Paraíba e da nossa Justiça como símbolo de um palácio que vai existir por muitos anos daqui para frente, com sua modernidade e sua arquitetura inconfundível”, assim o desembargador João Benedito da Silva definiu a inauguração da revitalização total do Palácio da Justiça, durante solenidade ocorrida nesta terça-feira (10).
O presidente da Poder Judiciário paraibano ressaltou a importância das obras realizadas, discorreu sobre a linha do tempo do prédio histórico e agradeceu a parceria do Governo do Estado, através da Suplan (Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado), bem como dos servidores do Judiciário que se dedicaram diuturnamente para a conclusão dos trabalhos.
O desembargador João Benedito lembrou ainda a primeira etapa da revitalização realizada na gestão do desembargador Saulo Benevides e o apoio dos demais desembargadores na concretização do projeto. “É motivo de grande alegria devolver à sociedade este prédio em pleno funcionamento”, concluiu.
O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, ressaltou que o Palácio da Justiça é um patrimônio do Estado da Paraíba, um patrimônio do povo paraibano, além de ser palco de visitações públicas de estudantes, historiadores e ponto turístico da Capital.
“É o único Palácio da Justiça no Brasil que tem um presidente da República, que é paraibano, sepultado, onde tem sua cripta e o seu museu. E agora revitalizado, o presidente do Tribunal, desembargador João Benedito, devolve ao povo o prédio com o seu museu todo reestruturado”, enfatizou.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, disse ter sido um grande desafio o trabalho no prédio do Palácio da Justiça, lembrando que as obras foram realizadas em três etapas, enfatizando a dificuldade por ser um prédio centenário, que passou por trabalho de restauração, de revitalização e requalificação.
“E você vê a importância de um trabalho em equipe bem executado. É motivo de orgulho para a gente, podermos revitalizar um dos prédios mais bonitos de João Pessoa. Então, é muito importante fazer parte dessa história, preservar o nosso patrimônio”, enfatizou Simone Guimarães.
A solenidade de inauguração foi aberta pelo desembargador João Benedito da Silva, e teve a presença dos desembargadores Maria das Graças Morais Guedes (vice-presidente do TJPB), Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça) e Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba).
Entre outras autoridades também prestigiaram a solenidade o procurador-geral do Estado, Fábio Brito, representando o governador João Azevêdo; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá; o advogado Daniel Sebadelhe, pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba; o subdefensor público-Geral, Sylvio Pelico Porto, pela Defensoria Pública e a presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba – Aemp, Maria da Glória Oliveira da Silva.