A Ouvidoria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, iniciou uma campanha para estimular a população a fazer manifestações positivas de valorização do trabalho dos profissionais que atuam no Hospital Universitário. O público-alvo da ação são os usuários do centro de saúde, além de colaboradores e comunidade acadêmica.
Serão produzidos cartazes e peças para divulgação nas redes sociais, com frases que destacam a importância do elogio. Conforme o decreto federal Nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, o elogio é a demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.
“Além de valorizar os profissionais que desenvolvem seu trabalho com qualidade e respeito ao cidadão, com a campanha ‘Elogiar faz bem’, também pretendemos disseminar junto à comunidade a importância da participação social e de seu grande impacto na melhoria dos serviços prestados pelos órgãos públicos”, explica Regina Pistori, ouvidora do HULW.
A ouvidora lembra que, em abril deste ano, o hospital-escola da UFPB também criou um Painel de Elogios, com periodicidade trimestral, no qual são divulgadas mensagens registradas no Fala.Br (Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação), recebidas por meio dos canais de contato da Ouvidoria.
Ao falar sobre o impacto de um elogio no cotidiano das pessoas, Regina Pistori destacou que o elogio é um recurso que impulsiona a motivação, elevando o desempenho e a satisfação na execução das atividades desenvolvidas pelo colaborador. “Como a campanha também foi idealizada para incentivar elogios entre os nossos colaboradores, ela também estimulará a empatia, favorecendo um clima mais amistoso e colaborativo, contribuindo para o alcance dos objetivos institucionais e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
A ouvidora do HULW comentou ainda que é comprovado que o impacto de um elogio é tão forte que é capaz de transportar a satisfação e motivação que ele propicia no ambiente profissional para o ambiente pessoal. “Além disso, estudos recentes constatam que o elogio faz bem tanto a quem recebe quanto a quem o oferece. Então aproveite a oportunidade de sentir essa agradável sensação, tornando feliz o dia de alguém”, afirma Regina Pistori.
COMO FAZER UMA MANIFESTAÇÃO
As manifestações relacionadas ao HULW podem ser registradas diretamente na plataforma Fala.BR. Ao acessá-la, o cidadão precisa escolher o tipo de manifestação que quer fazer, como reclamação, solicitação, denúncia, sugestão, pedido de simplificação de serviço público ou elogio.
Depois, é necessário realizar o cadastro do login único para entrar no sistema com o “Login gov.br” ou “Continuar sem me identificar”. Na área de escolha do destinatário, o usuário deve selecionar “EBSERH – HULW –UFPB – Hospital Universitário Lauro Wanderley” e, em seguida, o assunto, para então descrever a manifestação e encaminhá-la. Após o registro, é possível acompanhar a manifestação por meio do protocolo gerado no sistema.
Para o registro de manifestações, também podem ser utilizados os demais canais disponíveis para contato com a Ouvidoria do HULW:
• De forma presencial, na sala da Ouvidoria (localizada no andar térreo), das 8h às 12h e das 14h às 17h
• e-mail: ouvidoria.hulw@ebserh.gov.br
• Telefone: (83) 3206-0713
• Carta: Campus I, Cidade Universitária, Rua Tab. Stanislau Eloy nº 585, Bairro: Castelo Branco, João Pessoa – PB. CEP: 58050-585