O Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza diversos serviços para mulheres com idade a partir dos 40 anos, durante a Campanha Outubro Rosa de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Estão programadas 6.600 mamografias; 1.200 ultrassonografias de mama; 1.360 consultas com mastologistas, entre outros exames, até o fim deste mês. O objetivo é atender o maior número de mulheres garantindo a detecção precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura que é de mais de 90%.
Os serviços estão sendo ofertados no Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC), na Capital, onde, nos 12 dias úteis do Outubro Rosa, realizou 1.374 mamografias; 402 ultrassonografias; 85 colposcopias; 104 consultas com mastologista e 91 biópsias mamárias. O CEDC tem a meta de realizar 2.000 mamografias durante a campanha.
Toda lesão nodular diagnosticada como suspeita de câncer é imediatamente direcionada para a realização de biópsia guiada por ultrassonografia (Core Biopsy), no CEDC. Para a realização dos serviços, o Centro conta com algumas parcerias, a exemplo da Secretaria de Estado da Administração – Sead; Central Única das Favelas (Cufa); Polícia Militar e ONGs diversas.
No Hospital de Clínicas de Campina Grande, ao todo, serão oferecidas 1.000 mamografias, além de consultas com mastologistas e exames de mamografia e ultrassonografia mamária. O acesso aos serviços é feito por meio de cadastro via sistema de regulação para usuárias de outros municípios, e presencialmente para as usuárias de Campina Grande. Será ofertada uma média de 60 a 70 exames de ultrassom por semana. Além disso, há a realização de consultas com mastologistas e a ampliação das quantidades de cirurgias voltadas para a saúde da mulher, passando de 10 para 20 procedimentos por dia.
Já no Ambulatório da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, foram realizados 174 atendimentos ginecológicos; 34 ultrassonografias de mama e 65 transvaginais; 36 citológicos. Até o fim de outubro, serão realizados exames especializados como USG de mama e transvaginal para as funcionárias do serviço e na rotina para usuárias do SUS agendadas. Estão sendo realizadas palestras sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e está sendo articulado com o Ambulatório Travestis Transsexuais Fernanda para a realização de mamografias nos homens trans, no CEDC.
No Hospital Regional de Guarabira, serão 800 mamografias, no total. Até agora, foram realizadas 20. No Hospital do Bem, em Patos, serão 1.200 mamografias e 100 ultrassonografias. Até agora, foram feitas 530 mamografias.
Nos hospitais regionais de Picuí e de Sousa, serão realizadas 800 mamografias para cada unidade. Nesses hospitais, e no Hospital de Clínicas, as ações podem se estender até novembro, para os exames de mamografia.