Na noite de São João, 23 de junho, muitas pessoas mantêm a tradição do acendimento da fogueira para homenagear o santo. Porém, em cumprimento a lei municipal 5.102/2019 que proíbe fogos barulhentos no município de Patos, e a lei 11.711/2020 que proíbe fogueiras em áreas urbanas na Paraíba, a Guarda Civil de Patos, em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma fiscalização e atendeu denúncias de acendimento de fogueiras, bem como de denúncias relacionadas aos fogos barulhentos.
De acordo com André Fernandes, comandante da Guarda, foram recebidas 60 denúncias através do whatsApp da Guarda Civil e da Secretaria de Meio Ambiente, todas verificadas e que resultaram em 22 fogueiras apagadas.
Além disso, foi feito um trabalho de conscientização explicando o perigo causado pelos fogos e o mal que esses fogos barulhentos causam às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), aos animais, recém-nascidos e idosos.
“O trabalho foi feito, repressivo e de orientação, as equipes foram bem recebidas, e a gente espera que a população se consciente cada vez mais e cumpra as leis, pois elas estão aí para ajudar as pessoas que são prejudicadas através dessa fumaça produzida pelas fogueiras e do barulho que os fogos causam nas pessoas e nos animais”, relatou André.
Os números para denúncias são: 83 99384 9787 (Guarda Civil) e 83 9 9384 5081 (Secretaria de Meio Ambiente).