Nesta segunda-feira (1º), a operação carro-pipa foi retomada na zona rural da cidade de Campina Grande. Conforme planilha criada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, serão distribuídos 1,82 milhão de litros de água potável na região. Contudo, uma eventual recusa de caminhoneiros em levar água em localidades mais afastadas, devido ao alto preço do combustível, preocupa os organizadores da ação.
Para evitar esse possível desabastecimento, a Prefeitura Municipal de Campina Grande elaborou um plano de contingência para atender a população que reside em áreas longínquas. Neste mês de novembro, 100 cisternas comunitárias cadastradas pela Defesa Civil municipal serão abastecidas pela operação. Até o dia 29 de novembro a entrega da água será realizada de segunda a sexta-feira, nos dois turnos.
No total, a operação carro-pipa irá contemplar 73 localidades da zona rural e assentamentos, somando 3.032 pessoas beneficiadas. O 31º Batalhão de Infantaria Motorizado contratou cinco pipeiros para a distribuição de água potável, que obedecerá ainda todos os protocolos de higiene. A fiscalização será de responsabilidade de representantes da Defesa Civil de Campina Grande, Vigilância Sanitária e 31º BIMtz.
A Defesa Civil compartilha com a Prefeitura de Campina Grande, mensalmente, por meio de Secretarias, cópias das planilhas para fins de fiscalização, sugestões e possíveis esclarecimentos.
A população também pode fazer a fiscalização da água, com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas pelo (83) 99645.2330.