A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), entregou, na noite dessa segunda-feira (30), a primeira fase da obra da nova sede da Instituição, localizada no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa (PB). O evento foi comandado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, responsável pela elaboração do projeto e execução da obra desde o início.
Nesta primeira etapa, foram entregues o auditório com 420 lugares e a sala de sessões do Conselho Pleno da OAB. A obra vem sendo executada em tempo recorde. Foram 13 meses de trabalho para entrega desta fase. A solenidade foi bastante prestigiada, contando com a presdença de diversos conselheiros federais e estaduais da OAB, presidentes de comissões, e centenas de advogados e de advogadas de todas as regiões do estado; além de autoridades do Judiciário.
O presidente Beto Simonetti destacou a liderança de Harrison na condução da obra e afirmou que a Paraíba entra para a história da advocacia nacional com essa edificação. “Esta é a maior obra do Conselho Federal nesta gestão de três anos. O Conselho Federal dedicou a maior atenção a essa obra, o que representa o tamanho do seu prestígio, presidente Harrison, e o tamanho do prestígio da advocacia da Paraíba”, disse.
Simonetti também ressaltou que o espaço reflete o movimento de valorização da advocacia. “Este auditório é a tradução do nosso movimento imparável de valorização da advocacia. Com a inauguração desta primeira fase, temos o prelúdio do que virá com a conclusão: um espaço amplo, sofisticado e moderno”, afirmou o presidente, ressaltando que a sede foi pensada para servir tanto à classe quanto à sociedade.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, afirmou que a obra é um divisor de águas para a advocacia paraibana. “Temos a alegria de presenciar a realização de um novo templo, um projeto aguardado por tantas décadas e prometido em tantas campanhas. O que era promessa, o que era desejo, tornou-se realidade neste dia de realização”, destacou.
Emocionado, o presidente da OAB-PB celebrou a construção. “É um templo atemporal, que está no ponto mais bonito da nossa capital, e nos lembrará o quão importante e bonito é ser advogado e advogada. A alegria e emoção que transpassam meu coração e minha mente não podem ser traduzidas em palavras. Sonhei com este dia, e vejo realizada a maior obra da história da OAB da Paraíba”, comemorou.
O secretário-geral Rodrigo Farias foi o responsável pelo acompanhamento e condução da obra. Os presidentes Harrison e Beto Simonetti agradeceram pelo empenho e afirmaram que, sem ele, a edificação não teria se tornado realidade. Farias mencionou o trabalho árduo, fruto da união de forças. “Hoje é uma noite histórica. Não apenas pela realização de um sonho concretizado por várias mãos, mas pela simbologia do resgate do protagonismo do advogado”, disse, acrescentando que seu desejo é que a sede seja “a casa do advogado, a casa da mulher advogada, a casa da cidadania e a casa dos direitos humanos”.
Homenagem – O novo auditório recebeu o nome de Arlindo Carolino Delgado, advogado, presidente por duas vezes da OAB-PB, procurador-geral do Estado e ex-conselheiro federal da OAB, onde foi presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos. Durante sua gestão, realizou a primeira Conferência Internacional de Direitos Humanos, em Brasília.
“Fazemos uma justa homenagem a um paradigma da advocacia paraibana, Arlindo Carolino Delgado. Tive o privilégio de ser vice-presidente da OAB quando Arlindo era o presidente. Eu era um jovem advogado, iniciando minha carreira e aprendendo com sua experiência e condução”, destacou Harrison.
A obra – A estrutura abrigará a sede da OAB-PB e contará também com amplo estacionamento, além de um espaço de descompressão e lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco. Nesta primeira etapa, foram entregues o auditório e a sala de sessões.