A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), criou, nessa segunda-feira (12), a Comissão Especial dos Estudos e Defesa dos Direitos dos Autistas, e nomeou como presidente o advogado Paulo da Luz. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destaca que o apoio institucional da Instituição a causa é uma contribuição importante no trabalho de conscientização da sociedade.
“As pessoas enfrentam dificuldades em reconhecer o autista, porque os sintomas não são físicos, e sim de natureza comportamental. Para que seja feito o diagnóstico precoce, é preciso que os pais e familiares consigam perceber que a criança apresenta características compatíveis com o autismo. Isso só será possível se as pessoas estiverem informadas sobre o transtorno”, afirmou.
Já Paulo da Luz destaca que a intenção da Comissão é inicialmente ter um mapeamento das reais e principais necessidades desse público, estudar estas necessidades e ser, como representantes da OAB, um elemento positivo que venha a somar para colaborar no alcance das suas expectativas e da melhoria de vida, independente de qualquer situação que seja.
“A OAB-PB também precisa estar presente dentro dessa seara, até porque trata-se de questões da dignidade da pessoa humana, de justiça social e isso compõe a espinha dorsal da Instituição”, destacou.