A eleição municipal de 2024 marcou a maior taxa de reeleição já registrada na história, desde a implementação, em 1997, da possibilidade de um mandato consecutivo para o Poder Executivo. De cada dez candidatos que tentaram a reeleição, oito obtiveram êxito (81%). Na Paraíba, 99 gestores foram reeleitos, uma taxa de 95% até o momento, já que João Pessoa e Campina Grande aguardam a definição dos eleitos ao final do segundo turno.
Ao final do primeiro turno, a Paraíba registrou 122 prefeitos eleitos. Entre os eleitos e reeleitos, a idade média é de 47 anos. Entre eles, 24% são mulheres, 39% são negros, e 87% têm educação básica concluída. Os dados são de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que integra uma série de estudos temáticos sobre as eleições municipais de 2024.
No Brasil, o pleito deste ano ficou marcado pelo aumento expressivo de candidatos reeleitos. Dos 3.006 que declararam concorrer à reeleição, 2.444 já obtiveram êxito (podendo alcançar 2.474 após o julgamento da justiça eleitoral), o que representa um percentual superior a 81% de sucesso nas urnas.
Historicamente, o percentual sempre esteve em torno de 60%, com exceção do ano de 2016, quando, devido a uma profunda crise política e econômica, a taxa de sucesso foi de 49%. Quando se considera o total de candidatos eleitos, e não apenas os sujeitos à reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%.
O estudo atual apresenta os resultados do 1º turno das eleições municipais de 2024. De acordo com os dados levantados pela CNM junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram eleitos 5.471 prefeitos. Além disso, 46 foram eleitos sub judice, aguardando decisão da justiça para determinar se poderão assumir o cargo, e ainda há 52 disputas em segundo turno.